quinta-feira, 31 de julho de 2014

Visto Português

Existem muitos tipos de vistos e no meu caso, como vou estudar seis meses na UAlg, o meu visto é o visto temporário.
É aconselhável que o visto seja requerido com bastante antecedência já que ele é demoradinho para sair...

 “Prazo para concessão : O prazo máximo para a decisão sobre o pedido de visto de estada temporária é de 30 (trinta) dias, contados a partir da instrução do pedido (após a entrevista acima mencionada).” – Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

O visto é válido por quatro meses e pode ser usado para ‘múltiplas entradas em território nacional, podendo ser prorrogado em Portugal junto ao SEF’.

O processo funciona assim: depois de juntar todos os documentos é necessário o envio deles para o consulado português, você vai acompanhando o processo no site do consulado aonde você terá que realizar um cadastro, após eles analisarem todos os seus documentos enviados (se estiver tudo correto) eles liberam no seu ‘perfil’ a opção para agendamento da entrevista ou agendamento direto para a retirada do visto pronto. Após a entrevista no consulado escolhido é enviado um e-mail para agendar o dia de voltar no consulado para pegar o seu visto. 


No meu caso não precisei fazer a entrevista, eles me disseram que por ser bolsista não precisaria dela (apesar de que minhas amigas que tiveram o processo igual ao meu fizeram entrevista então, é bom ficar atento sempre ao seu e-mail e ao cadastro on-line, que são os meios por onde eles se comunicam).


Para consultar os documentos necessários para o Visto de Estada Temporária clique aqui.

  • Fique atento as autenticações e em um documento a sua assinatura deverá ser reconhecida em cartório (mas eles indicam no documento qual é).
  • Uma observação interessante é que na lista dos documentos não consta cópia das passagens aéreas, eu fui na Casa de Portugal aqui de Campinas para tirar umas dúvidas e o moço me aconselhou a colocar a cópia e por isso eu enviei junto afinal, é melhor garantir e o bom de enviar uma cópia das passagem é que eles colocam certinho a data que começa a valer seu visto desde o dia que você chega em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário