quinta-feira, 31 de julho de 2014

Visto Português

Existem muitos tipos de vistos e no meu caso, como vou estudar seis meses na UAlg, o meu visto é o visto temporário.
É aconselhável que o visto seja requerido com bastante antecedência já que ele é demoradinho para sair...

 “Prazo para concessão : O prazo máximo para a decisão sobre o pedido de visto de estada temporária é de 30 (trinta) dias, contados a partir da instrução do pedido (após a entrevista acima mencionada).” – Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

O visto é válido por quatro meses e pode ser usado para ‘múltiplas entradas em território nacional, podendo ser prorrogado em Portugal junto ao SEF’.

O processo funciona assim: depois de juntar todos os documentos é necessário o envio deles para o consulado português, você vai acompanhando o processo no site do consulado aonde você terá que realizar um cadastro, após eles analisarem todos os seus documentos enviados (se estiver tudo correto) eles liberam no seu ‘perfil’ a opção para agendamento da entrevista ou agendamento direto para a retirada do visto pronto. Após a entrevista no consulado escolhido é enviado um e-mail para agendar o dia de voltar no consulado para pegar o seu visto. 


No meu caso não precisei fazer a entrevista, eles me disseram que por ser bolsista não precisaria dela (apesar de que minhas amigas que tiveram o processo igual ao meu fizeram entrevista então, é bom ficar atento sempre ao seu e-mail e ao cadastro on-line, que são os meios por onde eles se comunicam).


Para consultar os documentos necessários para o Visto de Estada Temporária clique aqui.

  • Fique atento as autenticações e em um documento a sua assinatura deverá ser reconhecida em cartório (mas eles indicam no documento qual é).
  • Uma observação interessante é que na lista dos documentos não consta cópia das passagens aéreas, eu fui na Casa de Portugal aqui de Campinas para tirar umas dúvidas e o moço me aconselhou a colocar a cópia e por isso eu enviei junto afinal, é melhor garantir e o bom de enviar uma cópia das passagem é que eles colocam certinho a data que começa a valer seu visto desde o dia que você chega em Portugal.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Passagens aéreas para o intercâmbio


Comprar passagens aéreas é sempre difícil, principalmente porque é caro, ainda mais para o exterior.

Então, vou dar algumas dicas que eu aprendi.


Antes de realmente me informar do assunto eu sempre pensei que agências de viagens fossem mais caras do que as companhias aéreas, bem, isso pode não ser verdade em muitos casos.

Existem agências de intercâmbio (que também vendem para quem não fará intercâmbio) que possuem passagens com preços muito mais convidativos, as vezes com quase a metade do preço, que são anunciados direto nas companhias aéreas.

Eu fechei com uma delas, a STB (Student Travel Bureau), e consegui um bom preço. Outra agência muito conhecida é a CI (Central de Intercâmbio), eu conheço muitas pessoas que compraram por essa agência para ir para Portugal.


Alguns outros benefícios das agências também são:


  • É possível fazer a compra do seguro saúde;
  • Reserva de hospedagem (existem muitos sites com essa função);
  • Compra de cartões exclusivos para viagens, para carregar o dinheiro de forma mais segura e alguns tem até desconto. Um deles é a Carteira Mundial do Estudante;
  • Entre outros...

É sempre muito bom olhar as passagens com bastante antecedência, já que o preço começa a subir conforme se aproxima da viagem.

Ir pessoalmente à agência também é bem legal, as vezes é possível achar um pacote ou promoção que você nem sabia que existia.

E também, dar uma comparada de preços em sites (como Decolar e o Submarino), checar sempre se ele é de segurança antes de realizar a compra (de uma olhada nos comentários e nas referências sobre o site) e as taxas que ele cobra. 

Compare bastante os preços, quanto mais pesquisas fizer, melhores podem ser os re$ultado$.

sábado, 26 de julho de 2014

Faltam 30 dias para Portugal



Hoje começa definitivamente a contagem regressiva!

Serão 30 dias restantes de espera e tenho muitas coisas na minha cabeça...

Da minha família, pessoas que amo e meus amigos, vou ficar muito tempo sem poder vê-los pessoalmente, é, vai ser difícil mas tenho a tecnologia à meu favor (Skype, Whatsapp e Facebook eu amo vocês!).

Também sentirei falta da culinária do meu país, já que não gosto de peixe, e então terei que me adaptar muito nesse sentido.

Minha casa, afinal, não há lugar melhor do que o nosso lar e ficar com quem amamos.

Da minha faculdade, que apesar de muita dor de cabeça, me proporciona momentos incríveis (sem falar das festas né)...

Enfim, faltando um mês já tenho as passagens em mãos, o seguro saúde comprado, lugar para ficar nos primeiros dias e portanto, só estão faltando as malas e FUI!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Socorro, Brasil

Antes de decolar do Brasil fui conhecer uma cidadezinha super simpática no Estado de São Paulo na companhia do meu namorado, a cidade de Socorro.

É conhecida por possuir uma extensa rede de malharia desde 1960 e também por ser uma belíssima cidade turística!


Pode-se encontrar:
Rafting, Acqua Ride, Canyoning, Rapel, Escalada, Trekking, Asa Delta, Trike, Mountain Bike, Moto Cross, Off Road etc, num total de 18 modalidades. 

A cidade é pequena e muito simpática, onde prédios não passam de três andares, para a preservação da vista maravilhosa das montanhas ao seu redor, e sua população é muito acolhedora.
Possui uma feira de malhas muito boa, onde podemos encontrar belas peças de roupas com preços convidativos, um centro com muitas lojas bonitas, sorveterias, cinema e ruas de paralelepípedo com postes de luz antigos que deixam o clima ainda mais agradável. Após um dia em Socorro, pode-se arriscar a dizer ser possível se tornar um pouco socorrense.

Fiquei em Socorro por pouco mais de dois dias, mas já foi o suficiente para me apaixonar pela cidade e deixar um gostinho de 'quero mais' para voltar e desfrutar ainda mais de suas belezas.

As atividades radicais ficam em um lugar chamado Parque dos Sonhos. Bem, eu não fui para lá, peguei a bicicleta, coloquei a mochila nas costas e fui junto com meu namorado e seus amigos socorrenses (como querer guias melhores?) em uma cachoeira escondida na curva da estrada.

Era uma cachoeira de águas geladas e agitadas mas muito convidativas. Um lugar muito gostoso para conversar, tirar fotos bonitas, namorar, relaxar e até fazer um lanchinho e nadar nas piscinas naturais rasas que se formam nas beiradas (ou mesmo se arriscar em águas mais profundas), além de ser super tranquilo, sem muito movimento.

É sempre bom ter consigo um lanchinho e algum dinheiro para casos de emergência, mas uma coisa muito interessante de Socorro é que em alguns pontos é possível encontrar fontes de água para consumo, eu tive curiosidade e experimentei três e são muito boas (e também esqueci minha garrafa de água no primeiro dia).

Entre outras atrações, também temos a Gruta do Anjo, que segundo moradores, é resultante de uma grande escavação, sendo assim artificial. O passeio custa R$15,00 e dura aproximadamente 40 minutos, é possível andar na gruta e também andar de pedalinho na água. Infelizmente cheguei um pouco tarde e o passeio nela fica para a próxima visita.



Enfim, a cidade é uma beleza e assim que possível pretendo voltar e continuar descobrindo novas aventuras!


sábado, 19 de julho de 2014

Bagagem para viagens internacionais

Cada companhia aérea e cada país possui uma quantidade de bagagem permitida por passageiro e também uma lista de objetos que não são permitidos na bagagem de mão, vou mostrar o meu caso.

Companhia aérea: TAP Portugal 

Identificação de bagagens
A TAP disponibiliza gratuitamente etiquetas no balcão de check-in, para que a bagagem sempre esteja devidamente identificada e no site também recomenda-se preencher o formulário disponível aqui (é só completar os campos e imprimir) e colocar dentro da mala. Para mais informações clique aqui.

Bagagem de mão 
Serão transportadas no compartimento fechado por cima do lugar do passageiro ou por baixo do assento, com dimensões máximas de 115 cm - 55x40x20 cm.
  • Classe Econômica: 1 peça de até 8 kg;
  • Classe Executiva: 2 peças com um peso total combinado de 16 kg.
Mais informações aqui.

Bagagem de Porão
Seguindo a normativa internacional para as condições de Segurança e Saúde no Trabalho, a TAP não transporta malas/volumes com mais de 32 kg. As malas/volumes com mais de 32 kg têm de ser transportadas como carga. Mais informações clique aqui.

Para saber quantas malas pode levar na TAP é só preencher com seus dados da viagem aqui e pronto!

Objetos proibidos
Para consultar a lista dos objetos proibidos de serem transportados na bagagem de mão clique aqui.

Informações gerais de bagagem na TAP
Para outras informações clique em Bagagens TAP.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Faro, a capital do Algarve

Faro é a capital do Algarve desde 1756 e já passou por invasões, incêndios e terremotos ao longo dos séculos (espero que não aconteça nada disso de novo comigo lá).

Foi capturada dos mouros em 1249 por Afonso III e prosperou até 1596, quando foi saqueada e incendiada pelo conde Essex (protegido da rainha da Inglaterra). Em 1755 foi atingida por um forte terremoto, por isso, apresenta ruínas das antigas muralhas da cidade.


A cidade de Faro possui diversos museus, áreas históricas e igrejas ricamente decoradas que valem uma visita.


sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Algarve

O Algarve possui um clima e cultura diferentes do restante do país de Portugal e é limitado ao norte por cadeias de colinas. Possui belíssimas praias e um clima agradável durante o ano inteiro (por causa do mar e das correntes de ar quente vindas do norte da África).

A região teve influência da presença dos fenícios (por suas terras férteis e rios estratégicos) e do domínio árabe (na sua arquitetura, nos nomes de alguns lugares, culturas de plantio e nos azulejos) até ser recuperada pelos cristãos em 1249.

No século 15 a região do Algarve se tornou muito importante por causa da implantação da escola de navegação na cidade de Sagres iniciando as explorações a partir da costa sul.


A partir da década de 60 a região começou a investir mais na parte turística com a inauguração do Aeroporto de Faro, substituindo em grande parte a pesca e a agricultura em certas regiões.



quinta-feira, 10 de julho de 2014

A Universidade do Algarve

A UAlg foi fundada em 1979 pela união de duas instituições já existentes na época, a Universidade do Algarve (de 28 de Março de 1979)  e o  Instituto Politécnico de Faro (26 de Dezembro de 1979).
Para conhecer o site da UAlg clique aqui


A Universidade oferece cursos de Licenciatura, Mestrados (Mestrados Integrados), Doutorados, Cursos de Especialização Tecnológica e Pós-Graduação. (Para saber mais clique aqui) e os cursos são divididos nos campus de Penha, Gambelas, da Saúde (em Faro) e Portimão.
 
No Campus de Gambelas, situado a seis quilómetros da cidade de Faro, estão localizadas a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), a Faculdade de Ciências Tecnologia (FCT), a Faculdade de Economia (FE) e o Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina. Eu estudarei no Campus Gambelas.
No centro da cidade de Faro, encontra-se o Campus da Penha, que contempla a Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) e o Instituto Superior de Engenharia (ISE).

O Campus da Saúde, à entrada de Faro, é composto pela Escola Superior de Saúde (ESS).

Situado no largo da estação de Caminhos de Ferro, o Campus de Portimão da Universidade do Algarve funciona como uma extensão da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo onde são lecionados os cursos de Gestão, Informação e Animação Turística e Turismo.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Começo

Bom, como tudo começou?


A UNICAMP possui vários convênios com outras universidades ao redor do mundo e de tempos em tempos lança editais oferecendo certo número de vagas para essas instituições. Eu me candidatei para o edital da Universidade do Algarve (UAlg) em março desse ano e o resultado final de todo o processo saiu no final de junho.


Com as boas notícias entrou em cena a parte burocrática... 

Depois de passagem e seguro saúde comprados, uma pilha de documentos autenticados e muitos formulários, declarações e afins, os documentos foram encaminhados para o consulado português e, agora, basta agendar a entrevista e esperar o tempo do resultado sair para tudo estar realmente ‘tinindo’ para a viagem.