quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Visitando o Museu Municipal de Faro

A cidade de Faro possui muitos museus e galerias de artes e eu e minhas amigas tiramos um fim de semana em busca de um para conhecer, o resultado está aqui.

O escolhido foi o Museu Municipal de Faro que fica dentro da Cidade Velha, fundado em Fevereiro de 1894, foi o segundo museu criado no Algarve. A sua abertura ao público ocorreu no dia 9 de Outubro de 1897, com a presença do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia [Fonte: Site Autárquico de Faro].


É uma construção muito bonita com um jardim ao centro, muitas salas e um pequeno auditório.
Cada sala possui uma parte da exposição.


O museu não possui um guia, você entra e possui livre acesso à todas as salas e suas exposições.

Mais curiosidades sobre o local

'A construção do edifício teve início em 1519 e foi finalizado em 1548 mas, no princípio funcionava como o Convento de Nossa Senhora da Assunção. As freiras, que eram em até trinta, vinham de famílias algarvias de boa reputação e elevado estatuto social mas, deixaram o convento em 1836.

O convento foi vendido em 1860 e tornou-se uma fábrica de cortiça. Um século depois é adquirido pela Câmara Municipal de Faro para nele instalar o Museu e Biblioteca Municipais' [Fonte: Site Autárquico de Faro].

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Curiosidades de Faro: #1 Cidade "boa pra cachorro"

Faro, ao meu ver, é uma cidade muito limpa e organizada e para manter essa limpeza, a prefeitura investes em certas ações e, uma delas, é em relação aos cães.

Assim como no Brasil e em vários outros lugares pelo mundo, as pessoas em Faro gostam muito de animais de estimação.

Quando vou aos mercados sempre vejo eles comprando de quinze a vinte potinhos de comida para gatos, e sempre me surpreendo (acho que é por eu não ter gato e então não sei como comprar comida).

Mas em relação aos cães, acontece o seguinte, quando você for passear com seu amigo de quatro patas você irá encontrar espalhados pela cidade os chamados 'Sacos Para Cocó de Cão', que são umas plaquinhas onde pode-se retirar sacos para colocar as necessidades do seu cão.

Outra coisa super legal são os 'WC Cão', espaços reservados para os cachorros fazerem suas necessidades.

Achei a ideia super legal, apesar de nunca ter visto os WC funcionando para o seu propósito, apenas como banheira para pombos.

Apesar de todas essas medidas, infelizmente, ainda encontramos com certa frequência uns cocôzinhos abandonados pelas ruas e se você não prestar atenção e tomar cuidado pode, literalmente, ficar 'na merda'.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Lagos, Portugal

A região do Algarve é muito conhecida por suas praias e, se você digitar 'Algarve' no Google o que mais aparecerão são praias, quando conheci Lagos, entendi o motivo...


Para chegar em Lagos 
precisei pegar um comboio (ou como os brasileiros chamam: trem) e a viagem demora uma hora e meia, passando pelo interior de algumas cidadezinhas aqui por perto.


O comboio até que era confortável, as cadeiras parece com as dos ônibus daqui, tem ar condicionado (mas não é tão frio) e é bastante pontual, então se for comprar o bilhete no dia chegar uns 15 minutos antes é bem aconselhável (se puder até mais...). Outra curiosidade é que você pode entrar no comboio e comprar o bilhete dentro dele, tem umas pessoas que ficam verificando os bilhetes dos passageiros e você pode comprar com eles mas... é bom saber que se você comprar na bilheteria e apresentar seu passaporte (sendo menor de 25 anos) você consegue um desconto (e isso pode valer para os ônibus também).


Eu passei por uma situação bem ruim: cheguei atrasada junto com minha amiga e um casal que estava na nossa frente demorou mais de dez minutos, sendo que já estava na hora do nosso comboio sair, então, compramos a passagem e saímos correndo, literalmente.


A minha amiga entrou antes de mim e quando eu cheguei na porta ela fechou, ficamos desesperadas até eu perceber que na porta tem um botão verde com uma mãozinha, então, caso a porta esteja fechada, descobri que é só tocar o botão que ela abre por algum tempo (vergonha foi pouco hahaha).


Bom, após uma hora e meia chegamos em Lagos e fomos nos informar de como chegávamos na 'Praia de Dona Ana'.


A moça que trabalhava na estação de comboios nos ensinou errado e no fim fomos parar na praia errada. Para chegar aonde queríamos tivemos
que passar a ponte levadiça, a feira na

marina (amei aquela feira), as barraquinhas que ofereciam passeios de barcos pela costa, o forte e andar muito para chegar.


Após finalmente chegar a vista realmente compensou todo o esforço, nunca estive em uma praia tão linda na minha vida!

Passamos o dia todo lá e no fim da tarde fizemos uma paradinha na feirinha da marina antes de voltar para a estação e pegar o comboio de volta para Faro.