sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Enfim Portugal!

A viagem!

F-I-N-A-L-M-E-N-T-E embarquei!
Depois de tanto tempo eu finalmente entrei no avião.


Como foi?
Meu vôo era 22:30, até as 21:00 devíamos estar dentro da sala de embarque e as minhas malas deram 25 kg cada (Uhul! Alívio!). Atrasou um pouco e decolamos só umas 23 e pouco...
Depois de um tempo no ar serviram um pequeno jantar com duas opções de prato, massa ou peixe, e algumas bebidas como refrigerante, suco, água e até vinho e cerveja (com consumo moderado de bebidas alcoólicas), dois pãezinhos, sobremesa e uns patês.
As luzes apagaram 24:00, eu acho, e acenderam 7:00 da manhã (horário de Brasília).


A pior parte da viagem é que as pessoas incham, e no meu caso, eu inchei muuuito, tanto que não consegui dormir nada em todo o tempo mas... em compensação, no tempo em que passei em claro eu vi o céu mais lindo de todos, acima das nuvens as estrelas são magníficas e o amanhecer é lindo! *-*

Chegamos em Lisboa 12:20 (horário de Lisboa), após chegarmos passamos pela alfandega com uma fila GINORME só que, como sou diabética e estava com meus remédios fora do gelo, consegui passar na preferencial e então eu economizei MUITO tempo na preferencial (obs: eu tirei uma foto da fila e levei uma bronca! Não pode usar o celular nem câmera lá viu).


Fiquei sabendo que meu vôo para Faro ia atrasar quase três horas e então cheguei no meu destino final muito tarde. :/


Fora o atraso e o inchaço, a viagem foi super tranquila! Ah, nos aviões tinha TV com filmes 'bons',canais de música do avião e um mapinha para acompanhar a nossa posição.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Dinheiro... Como protegê-lo?

Como carregar seu dinheiro com segurança?

Existem os chamados 'Cartões Cash'. Eles funcionam como cartões pré-pagos e existem muitos deles por aí.

Você pode encontrá-los em agências de viagens, bancos, online, etc...

Funciona assim, você escolhe a quantia que quer carregar, transforma o dinheiro e pronto (ou quase). Existem cartões para dólar, euro, libra e outras moedas, também existem cartões que podem carregar mais de um tipo de moeda.

Alguns dos cartões que encontrei foram:
Para saber mais informações clique nos nomes acima.

Então, basicamente, funciona assim: você tem uma quantia no cartão e vai usando conforme o necessário, ele só funciona no modo débito, podem fazer compras pela internet (não sei se são todos), funcionam para saque (os sites geralmente oferecem a procura por caixas eletrônicos para saque no próprio site) e podem ser gratuitos (no caso do Visa Travel Money e do Multi Moeda Cash Passaport isso se aplica).

Uma dica interessante é a seguinte: pagar no cartão de débito quando der, já que é cobrada uma taxa para cada saque que você realizar e também ter sempre uma quantia em dinheiro para duas semanas ou um mês é bacana para evitar ficar sacando toda hora e pagar taxas.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Faltam duas semanas

Na verdade, faltam 13 dias! :)

Se você acha que as coisas estavam difíceis, chegando perto piora.
Quando tudo está ficando pronto, o que acontece?


  • Você fica paranoico: Começa a pensar em tudo o que pode dar errado, desde acordar no dia da viagem e torcer o pé à até o avião cair ou você ser assaltado... Uma boa solução é repetir o mantra "não vai acontecer comigo" e tentar espantar a onda de negativismo com otimismo!

  • Você fica perfeccionista: "Será que tudo está na mala? acho melhor eu conferir de novo, já que conferir no mínimo 5 vezes nunca é demais..."... Para isso, uma boa aliada é a lista de viagem, assim você realmente tem certeza do que está na mala e não precisa ficar bagunçando ela toda hora.

  • Você fica pobre: Sim! Pobre! Compra tudo o que vê pela frente para não faltar nada quando chegar, desde uma quantidade absurda de roupas até um estoque para além da vida de remédios... É preciso tomar muito cuidado com o peso da mala e sempre lembrar que, a não ser que você vá para um lugar sem mercado, com o tempo é possível comprar o que precisar, e as vezes até mais em conta.

  • Você fica sem sono: No meu caso pelo menos. Encosto a cabeça no travesseiro e tudo me vem, não consigo parar de pensar na viagem, "o que vestir, o que levar, o que está faltando..."... Aí, só tentando pensar em outras coisas ou pensar em nada.

  • Dentre outros sintomas...


Se faltando duas semanas estou assim, imagina semana que vem???

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Aonde ficar quando chegar


Nem sempre quando você chegar o seu alojamento, apartamento ou casa, vão estar prontos para te receber e aí você se pergunta: E agora? Para aonde eu vou?


O melhor a se fazer é reservar um lugar (hotel, pousada, hostel, etc...) para ficar durante os primeiros dias, enquanto você ainda não for para sua moradia definitiva.

Alguns sites que você pode procurar são:


Vale lembrar que as próprias agências de viagens podem fazer a reserva também.

Para saber se o lugar escolhido de fato é bom, olhe nos comentários os relatos dos antigos hóspedes, fique atento ao horário de chegada e de saída, formas de pagamento, como é o quarto (se são dormitórios com várias camas ou um quarto separado), se pelas fotos parece bem preservado, quais os benefícios, etc...

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Medicamentos

Uma grande preocupação para quem faz uso de medicamentos controlados (como o meu caso, já que sou diabética) em viagens internacionais é saber se o seu remédio é vendido no país de destino e se você pode transportá-lo com você.


É super legal entrar em sites de farmácias da cidade aonde você vai ficar e mandar e-mails ou até mesmo procurar algum site, para ter certeza que não ficará sem seu remédio. Eu enviei um e-mail para uma farmácia de Faro e me responderam rápido e com muita atenção.


Sempre esteja em dia com o seu médico, exames e a sua receita dos remédios.


Leve consigo uma carta do seu médico explicando o seu quadro, qual medicamento usa e falando que está tudo em dia com você (eu estou levando em português e inglês, para as viagens fora de Portugal).

Consulte a sua empresa aérea para saber se eles exigem mais algum procedimento, o que pode e o que não pode transportar consigo, etc. Por exemplo, meus remédios precisam ser mantidos em refrigeração o máximo possível, então entrei em contato com a empresa para saber como será feito o seu transporte.


Leve um pequeno estoque do seu remédio para se manter, até se acertar sobre como conseguir mais no seu novo país.

Para remédios mais comuns, que não precisam de receita, é bom levar a sua bula só por precaução.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Jeito "ninja" de arrumar a mala


Estava procurando dicas sobre o que levar, como levar e etc... e encontrei umas coisas super bacanas:
1. Sapatos vão nas laterais da mala e, dentro deles, qualquer coisa que caiba como luvas, meias, calcinhas, lenços, acessórios. Assim você economiza espaço novamente.


2. Faça rolinhos com todas as peças que você irá levar. As mais grossas e pesadas vão no fundo e mais leves e finas por cima.

3. Coloque as nécessaires e bolsinha de remédios por cima e as toalhas podem ir por cima de tudo, antes de passar o elástico, assim tudo se mantém no seu devido lugar.


4. Leve tudo de mais valor (sentimental ou monetário) junto com você na sua mala de mão, que deve conter uma muda de roupa para o caso de extravio de mala. Não levar essa mala de mão é na certa correr o risco de usar a mesma roupa suada por 3 dias.

Quando as malas estiverem prontas é bom sempre verificar o peso para ver se não ultrapassou o limite e as dimensões máximas permitidas pela companhia aérea (incluindo as bagagens de mão). Bom lembrar também que NÃO são permitidos frascos com mais de 100ml na bagagem de mão.



5. Traga roupa e sapato que você consiga combinar com mais de uma peça;

6. Para o inverno,leve algumas roupas mais quentinhas até você comprar um casaco apropriado e compatível com o frio da região.

7. Se sobrar espaço na mala traga os seus produtos mais usados, desodorante, sabonete, absorvente, xampú, condicionador, hidratante, etc, mas não é um estoque, ok? Um de cada basta.


8. Faça uma identificação na sua mala. Você pode amarrar algumas fitas coloridas na alça. Isso vai te ajudar a encontrá-la mais rápido! Mesmo assim, não se esqueça de preencher a etiqueta com seu nome, e-mail e telefone (não é aconselhado escrever o endereço por questões de segurança).

Fonte: e-dublin


9. Existem sacos que embalam a vácuo (assim você economiza espaço);


10. Escreva uma lista, assim você pode ir conferindo todos os itens para não esquecer nada.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Os atrativos de Portugal

Portugal possui várias características que atraem turistas do mundo todo como:


  • O clima suave e o custo de vida baixo

Pelo seu clima ameno o país pode ser visitado praticamente o ano todo além de ter um custo de vida relativamente semelhante, ou mais barato, se comparado ao Brasil.

  • Gastronomia reverenciada

A culinária portuguesa é um grande atrativo, ainda mais se estivermos falando do verdadeiro bacalhau português (eu juro que apesar de não gostar de peixe eu vou tentar experimentar).


Dizem que os doces portugueses são também irresistíveis. 

Outra atração forte são os vinhos. "Alguns deles são verdadeiras obras-primas da viticultura, caríssimos no Brasil (cujo mercado foi ocupado por chilenos e argentinos), mas acessíveis por lá, principalmente se você comprá-los nas próprias quintas."



  • Arquitetura portuguesa


Portugal possui belíssimas cidades ainda cercadas por suas muralhas, sítios arqueológicos, museus, igrejas – muitas forradas de lindos azulejos –, edifícios dos mais variados estilos de arquitetura – manuelina, gótica, mourisca –, mosteiros, palácios barrocos e renascentistas e castelos medievais.


  • O país que agrada a todos

É recomendada tanto para viagens de casais quanto para grupos de amigos e viagens com as crianças. "Com um povo muito acolhedor, comunicativo, simpático."

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Conhecendo o clima de Faro


Antes de viajar para qualquer lugar é bom informar-se sobre o clima local, e como ele varia com o passar do tempo em que você for ficar por lá.


Se for ficar mais de um mês programe-se com antecedência e faça um levantamento das temperaturas predominantes, mudanças de estações, meses chuvosos, etc.

Para Faro sabemos:
  • Possui um clima mediterrâneo em que a temperatura é amena durante todo o ano, um clima em que podemos desfrutar do sol mais de 300 dias por ano, e em que os meses que são verdadeiramente chuvosos são reduzidos em dois, Novembro e Dezembro.
  • A temperatura no verão, durante o dia anda entre os 25 e 30 graus, e entre 15 e 20 graus no inverno, salvo excepções. Durante a noite, as mínimas no inverno andam por volta de 6 ou 7 graus e no verão entre 15 e 20 graus.


  • Os meses mais quentes são os de Junho e Julho. Os meses mais chuvosos são Novembro e Dezembro. Os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro.
  • As maiores e menores temperaturas registadas em Faro no periodo 1971-2000 foram 39,8°C e –1,4 °C. Porém,há registos 42,5°C em 2004 Fonte: Costasur.com